Atualizado 13/06/2019

Vida saudável abordando cabelos e unhas

Quando há deficiências protéicas, de sais minerais e vitaminas o cabelo é afetado. Influenciando em seu crescimento, estrutura da haste e até mesmo em sua cor. Em que uma deficiência nutricional leva ao retardo do crescimento e também na queda do mesmo. Os nutrientes que compõem o fio são: ferro, zinco, cobre, iodo, aminoácidos, lipídeos, proteínas e água.

 

Sendo assim, a nutrição tem influencia direta com a composição nutricional dos fios, em que deficiências energético-protéicas promovem cabelos quebradiços e sem brilho. Nutrientes como proteínas, aminoácidos, silício, vitamina C, ferro, zinco, ferro, cobre, biotina, selênio, vitamina B12 e água são fundamentais.

 

A maior parte do cabelo é composto por proteínas, cerca de 88%, além de outros elementos. A deficiência de aminoácidos diminui o crescimento do cabelo e na diferenciação dos cabelos.

 

Para as unhas hábitos alimentares adequados são importantes para o crescimento e saúde das unhas, em que a falta de alguns nutrientes deixam as mais frágeis e quebradiças.

 

A deficiência do complexo B pode causar listras nas unhas e o de cálcio tornam-nas mais quebradiças e secas. O acido fólico e a vitamina C também podem causar problemas nas unhas em caso de deficiência.

 

As vitaminas do complexo B, principalmente a biotina, além de aminoácidos, vitamina C e E, contribuem para a produção de queratina e outras proteínas fundamentais para o desenvolvimento de unhas fortes.

 

Com isso, uma alimentação variada, com frutas, legumes e verduras, boas fontes de proteínas e aminoácidos, como peixe, ovos, carnes, leite, aves, nozes e sementes se tornam fundamentais para garantir a boa nutrição e desenvolvimento de cabelos e unhas.

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções