Atualizado 12/06/2018

São Carlos recebe ultima etapa do PNAIC 2017/2018

Cerca de 250 professores de 80 municípios do Oeste e Extremo Oeste participam desta capacitação.

Assessoria de Comunicação de São Carlos
Assessoria de Comunicação de São Carlos

    O Município de São Carlos está sediando nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12) no Salão de Eventos do Pratas Termas Resort & Convention, no Balneário de Pratas, a última etapa da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2018.

 

    É um programa do Governo Federal, através da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC em parceria com os municípios, o estado, UNDIME e Secretaria Estadual de Educação e vem ocorrendo desde 2013. Cerca de 250 professores de 80 municípios do Oeste e Extremo Oeste pertencentes ao Pólo de São Carlos participam desta capacitação.

 

    O vice-prefeito de São Carlos Kelen Rodrigo Giongo também se fez presente representando o prefeito Rudi Miguel Sander que está na capital do estado. O evento conta com a presença da Coordenadora de gestão do PNAIC 2017/2018 Vânia Terezinha Silva da Luz; da Formadora Estadual do PNAIC/UFSC Joanildes Felipe; Coordenadora Local do PNAIC Marenise Zeizer Endres; além da formadora local Janete Maria Sander Giongo.

 

    Segundo a coordenadora Vânia, esta é a ultima etapa da formação 2017/18, com palestras e discussões sobre os planos de avanços. “Mas o objetivo maior é deixar algum planejamento para que os professores possam estar motivando a formação do PNAIC em seus municípios, até porque a gente formou formadores na Língua Portuguesa e Matemática para que eles possam continuar a formação em seus municípios. Penso que a gente alcançou nosso objetivo, pois tivemos muitos avanços, muitas questões para serem discutidas. Mas para nós é uma satisfação muito grande estar encerrando a formação 2017/2018 em São Carlos”, concluiu Vânia.

 

    A Formadora Estadual Joanildes lembrou que são 250 profissionais que estão reunidos no pólo de São Carlos, que tiveram, além da abertura oficial ocorrida na manha desta segunda-feira, uma palestra sobre inclusão que, segundo ela “é um tema bastante recorrente que também trazemos para a discussão no PNAIC. Temos aqui turmas de coordenadores e formadores locais dos anos iniciais e educação infantil. Portanto desejamos a todos os participantes um ótimo trabalho e que a gente realmente possa pensar numa alfabetização universalizada, com qualidade, para todas as crianças do estado”, finalizou.

 

    Conforme a Coordenadora local Marenise Zeizer Endres, esta é a última etapa de formação para coordenadores e formadores locais do PNAIC, porém as formações seguem em todos os municípios. “Em São Carlos, por exemplo, estão previstas formações com os professores do 1° ao 3° ano e do pré-escolar até o mês de setembro deste ano”, completou Marenise.

© Copyright 2017 - Rede Nossa Rádio, Todos os direitos reservados Desenvolvido por HZ Soluções